Prática pedagógica do professor em uma escola
particular da educação infantil.
Ayalla Mendes
Evelin Peixoto
Karolline Coelho
Esta pesquisa teve o intuito de
observar a prática pedagógica do professor na educação infantil, e como ocorre
a sistematização do planejamento de aula. A prática pedagógica é o jeito em que
o professor conduz suas aulas, e o seu exercício de ensinar, reparamos,
portanto que a docente não obtinha um planejamento eficaz e com isso suas aulas
acabavam por ser rotineiras e sem interatividade. Com isso nossa observação se
concedeu em uma escola denominada J.l, situada no bairro do jequiezinho,a
pesquisa utilizou como instrumento investigativo entrevistas e observação
direta das aulas a partir dos referenciais estudados, utilizamos dois teóricos
para fundamentar nossa pesquisa, conceituamos que a educação infantil é a fase
em que as crianças passam por processos de desenvolvimento e crescimento
pessoal onde é necessários olhares atentos para esses seres em evolução,
Segundo Kuhlmann (2003);
Educação Infantil em
um sentido bastante amplo, envolvendo toda e qualquer forma de educação da
criança na família, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva.
No entanto para que esse processo de crescimento aconteça a criança
precisa de mediadores dispostos a investir nesse progresso e para que a prática
pedagógica se realize é necessário planejamentos adequados, dessa forma é
possível entender como se dá o processo do aprender e ensinar.
Segundo Tardif (2002);
O professor é um
profissional dotado de razão, e a prática pedagógica é construída no processo
de aprender fazendo e conhecer fazendo. Na atuação profissional é que se
aprende a ser professor; quando se vencem obstáculos, indica-se que se sabe.
Com isso a escola pesquisada foi
inaugurada em 1992, com o objetivo de atender as crianças da comunidade local,
as salas são amplas, possuem ar condicionado, bebedouro, na área externa encontram-se
cinco banheiros, brinquedoteca e uma cantina. No decorrer das observações no
grupo quatro foi possível analisar que a docente não traz nenhum tipo de
prática pedagógica e com isso seu planejamento não proporciona o aprendizado e
a interação dos seus alunos, são aulas monótonas e rotineiras sem nenhuma
perspectiva de interatividade, deixando os alunos saturados a professora não tem controle absoluto da sala de aula,
enquanto, a atenção está voltada para alguns alunos os outros ficam sem
acompanhamento. Quando observamos o grupo cinco, percebemos a diferença da prática
de uma para outra, pois a segunda professora possuía uma dinâmica, as aulas
eram interativas e construtivas, seu planejamento era elaborado de acordo
com a BNCC e com os materiais didáticos que são disponibilizados pela escola, a
docente conseguia, portanto se organizar e passar segurança para os alunos
fazendo com que os mesmos se interessassem pelas aulas.
Findamos a pesquisa constatando como é necessário que o docente tenha
uma praticas pedagógica em sala de aula e um planejamento flexível que venha
atender as demandas que o sistema disponibiliza para o professor alcançando
assim à devida aprendizagem a todos os alunos.
TARDIF, Maurice, Saberes profissionais dos professores e
conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática
profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o
magistério. In: Revista Brasileira de Educação, n°13, 2000.
KUHMANN JR. Moysés. Infância e Educação Infantil: uma
abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.
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