Meu percurso histórico durante o processo de alfabetização: Vivências com a leitura e a escrita.
Minha
infância foi um momento maravilhoso, amava brincar e ir para escola, lembro-me
o contato com a escola aos dois anos de idade, adorava ir para riscar as folhas,
pintar, desenhar, aprender, e o importante lanchar não fazia ideia da
importância que isso tudo traria para mim, ao chegar em casa queria contar tudo
que tinha acontecido, e mostrar as atividades. E as cinco anos entrei no
processo de alfabetização, guardo comigo meus primeiros livros da
alfabetização, momento em que estava desenvolvendo a minha aprendizagem, a
minha fala, minha leitura, minha escrita.
Eu
aprendi a leitura e a escrita por meio da repetição, método silábico. Segundo (Onaide
Mendonça; 2007 p.27) ensina-se o nome das vogais,
depois o nome de uma consoante e, em seguida, são apresentadas as famílias
silábicas por ela compostas.
Recordo-me
que fazia bastante caligrafia, a repetição dos números até decorar, aprender
todas as letras do alfabeto, um processo que foi lento mais me esforcei até
conseguir , pois era processo em que o professor é o mediador de todo o conhecimento, fazendo que o aluno esteja ali apenas para receber o que o professor passar. E quando comecei a ler ,minha família ficou encantada sou a única
menina no meio de cinco primos, então era o xodó da família, experiências
únicas que me lembro de algumas e acho engraçado. Em um belo dia que sair com
minha tia ela queria que eu lesse o nome do mercado para que as amigas delas
percebe-se como eu estava me desenvolvendo rápido então fui, soletrar a
palavra, estava escrito ‘’Varejão do Povo’’, e soletrei va-re-jão do po-vo
quando ele perguntou o que eu tinha lido respondi ‘’feijão do povo’’, esse momento
foi inesquecível em que minha tia tentou disfarçar o meu erro, mas eu já estava
reconhecendo as palavras mesmo com alguns erros. Outro momento foi minha mãe
que soletrou e eu formei a palavra incorreta, ela me disse ba-la eu repetir e
disse que era chiclete enfim isso não sai da memória.
Meu
processo de alfabetização foi lento mais de grande importância na minha vida, o
contato com a escola, em datas comemorativas chorava muito, principalmente
quando era pra tirar fotos, mas lembro dos momentos que foram bons, e nesse
processo eu tinha vergonha de ler e de escrever, só depois de muito tempo que
fui modificando isso, confesso que foi difícil me adaptar, mas esse processo é
de grande gratidão, e algumas lembranças. Por fim nesse processo me desenvolvi
bem e sinto muitas saudades.
Karoline,
ResponderExcluirQuando vc narra que sua alfabetização foi repetitiva, penso que nesse momento vc poderia aproveitar para fazer uma excelente crítica ao instrucionismo. Evite citação direta e faça uma indireta sobre Mendonça. Traga imagens ao blog para ilustrar sua fala.
Karol muito legal pode relembrar sobre nossa alfabetização, gostei bastante de ler suas recordações da escola quando você era criança, todo esse processo que você passou te ajudou bastante pois você se tornou alguém admirável, vejo que assim como eu você também fez bastante caligrafia, mas ao contrário não gostava e eu amava. Gostei bastantes de suas narrativas sobre a alfabetização, e foi bom ler que sua família se fez presente nesse processo. 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirPerfeita narrativa! Que bom que consegue lembrar os detalhes de sua infância no período escolar e na vida em família. Percebi que foi uma alfabetização muito linda, parabéns!
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